Mi Breja
Biritas e Salves
Contexto
Uma marca que já nasce com objetivo de se diferenciar no mercado.
Desde o primeiro contato com as sócias, elas sempre trouxeram uma imensa vontade de se diferenciarem no mercado e começaram a fazer isso desde a sua concepção.
São poucos empresários que tem essa mentalidade antes de abrir o negócio. Quando fomos procurados pelas empresárias, a ideia já era conceber uma marca com todos seus diferenciais e potenciais bem posicionados e claros para o público.
Foi um processo coparticipativo muito interessante e divertido! Fizemos 3 seções de naming com as sócias, fizemos duas entrevistas de público entre as sessões, até chegarmos no nome final: Mi Breja.
A marca já carregava os atributos de inovação e diferenciação, mesmo antes de ser concebida. A ideia sempre foi: criar uma distribuidora de bebidas, com serviço e produtos de alta qualidade, preço justo, diversidade e totalmente diferente das distribuidoras “toscas” e com preços abusivos, que são a maioria no mercado, pelo menos brasiliense.
Sobre o cliente
A Mi Breja nasceu com o objetivo ousado de se diferenciar num mercado onde a concorrência é muito acirrada, com pouca diferenciação de produtos e preços, além da baixa qualidade de serviço.
Essa ousadia fez com que a marca já nascesse com irreverência no nome, criatividade e carinho que o público é recebido em seu ponto de venda. Investimento desde o início que reflete hoje em elogios em todos que frequentam o gramadinho mais charmoso da cidade.
Breja mi mucho e vida longa à Mi Breja!
Conceituação
Desde as primeiras reuniões de naming, rimos demais pois o briefing era “pode viajar, sem limites”. É muito difícil termos projetos em que a liberdade total é permitida. Fizemos uma geração de muitos nomes, muitos mesmo.
A alegria e descontração do ambiente, também tinha que ser estampada na marca, desde o nome à sua representação gráfica. O trocadilho, Mi Breja / Me beija / Minha Breja, é representado no tipograma bem característico e de arranjo original, onde o “r” dá um tom de “ˆ” para a entonação do carinhoso termo “brêja” da bebida mais consumida no Brasil, e claro, reflete no item de maior faturamento da empresa.
A marca gráfica foi criada para ter diversidade de aplicações ganhando em autenticidade e originalidade. Uma marca moderna e que representa Brasília como capital criativa, com assinaturas modulares e criação de padronagens tipográficas, que enriquecem o universo visual da marca.
Ilustração e estampa
Criamos uma estampa com inspiração em rótulos de cerveja como elemento ilustrativo da marca, sempre com irreverência, trocadilhos e bom humor, para reforçar os atributos da marca.
Ponto de Venda
Havia uma necessidade de criarmos inicialmente um letreiro que se destacasse no comércio onde fica a loja, pois situa-se em uma posição contrária à rua onde tem maior circulação de pessoas.
Fizemos um projeto com diversos itens de divulgação e promoção do espaço, como painel da loja, windbanner, placa indicativa, imãs para o delivery, ecocopos, ecobags e até um “cheirinho” para carros, fruto de uma parceria de apoio social aos lavadores de carro da quadra, o que ajudou o público a ter relação e interação com a marca desde seu lançamento, até o reconhecimento, afetividade e pertencimento pela comunidade frequentadora.
Sinalização
Divulgação
Conclusão
A importância do branding, desde a concepção do negócio, como modelo de gestão.
Muitos empreendedores ou gestores costumam se atentar à importância do branding em suas corporações ou empresas somente quando se tem algum contato ou certa experiência profissional. Ou pior, em um momento de crise no qual os recursos financeiros e emocionais estão escassos, muitas vezes à beira de um colapso ou num cenário irreversível.
Talvez a necessidade de profissionalização ou diferenciação em mercados saturados onde o acesso tecnológico é o mesmo para todos concorrentes, fazem com que percebam tal importância muitas vezes tardiamente.
Branding requer planejamento, constância e tempo. Tempo para (re)pensar, (re)entender, (re)aplicar, (re)engajar e (re)mensurar. Por isso, quanto antes essa importância for devidamente valorizada, até mesmo antes de se pensar o negócio, é bem possível que o caminho será só de ida, com o tempo a seu favor.