DJ Barata
Identidade Visual para DJ, curador e produtor musical
Contexto
O DJ Barata é uma figura muito querida no cenário da música brasiliense e brasileira. Criador de inúmeras bandas e projetos, é conhecido por ser um dos líderes do Sistema Criolina, que começou como uma festa e hoje é um ecossistema que engloba muita música, programa de rádio, curadoria e um dos melhores festivais da cena brasiliense.
Esse grande amigo me convidou para fazermos uma identidade visual que fosse versátil e pudesse ser diferenciada, tanto em meios digitais, como fundo de palco e redes sociais, quanto em impressos para apresentação de seus projetos e eventos que participa.
Sobre o cliente
Rodrigo Barata é brasiliense, nasceu em 77, tem uma bela coleção de vinis e se arrisca no portunhol selvagem. Ele é um dos fundadores do Coletivo Criolina, que desde 2005 é um importante núcleo de articulação no Distrito Federal e em outros estados e países realizando shows, festas, festivais, bloco de carnaval, curadorias, apresentação e locução de programas de rádio, web e tv, oficinas em escolas públicas e ativismo cultural.
Um dos criadores do Festival Criolina que acontece no centro de Brasilia, desde 2014 com bandas e DJ’s de todo o Brasil. Desde 2005, apresenta e programa a Rádio Criolina, que já passou pela Rádio Cultura e hoje está na Rádio Nacional. Já passou pela TV e Web como apresentador e entrevistador da TV Criolina na TV Apoio e do Sala Criolina, uma web série.
Desde 1993, atua como baterista auto-didata, aplicando sua criatividade nos tambores de diversas bandas de Brasília, do hardcore ao experimentalismo. Tocou no Sistema Criolina e Super Stereo Surf, passou por Móveis Coloniais de Acaju, Bnegão (RJ), Chico Corrêa Live PA (PB), DJ Tudo (SP) e Duo Finlândia (ARG/BRA) e foi um dos fundadores do Muntchako.
Como Produtor e Articulador Cultural, circulou nas principais feiras internacionais de negócios culturais, como a Womex, Bime, Bafim, Circulart, AME, Mercat de Musica Viva de Vic, Inspira, Feira Música Brasil, Porto Musical, MicBR e COMA.
sistema modular
Barata Sound System
O DJ Barata é um grande fã do estilo sound system jamaicano e trouxe essa ideia de representarmos isso de alguma maneira bem gráfica e que pudéssemos usar os módulos de maneira dinâmica e variada para ocupação de diferentes suportes, trazendo textura e identidade. Assim como nas festas, a medida que a tela aumenta, aumentamos o tamanho da aparelhagem de som.
DIY: o sistema de som “caseiro” como identidade
O que diferencia os alto-falantes do reggae sound system de outros alto-falantes é que eles geralmente são feitos em casa. A forma como cada sistema de som é construído e montado é baseada em como é desejado que o som soe e, portanto, um sound system também reflete a música e identidade de quem toca. A textura e a cor dos sound systems são outros fatores na construção do sistema de som como identidade, onde todo mundo tem aquela textura particular que está ligada ao que você toca. A ideia é de que o feito em casa permita um toque humano ao som: um sound system traz muito mais cor, um som que é muito mais quente.
tipograma
Barata Monospace
Foi desenhado um tipograma personalizado para composição “DJ BARATA”, de proporção 9:16 e mono espaçada entre as letras, seguindo a mesma modulação da construção do sound system, podendo ser blocada e acompanhando as composições.
símbolo
A partir da letra T do tipograma, foi criado um símbolo que representa uma barata geométrica, seguindo a modulação do tipograma e do sound system, a fim de termos mais um elemento sintético a ser utilizado na comunicação.