CSF
Annual
Report
2020
Projeto gráfico para o relatório anual da Conservation Strategy Fund
Contexto
A CSF – Conservation Strategy Fund – me contratou em 2021, ainda em um cenário de pandemia, para fazer um novo projeto gráfico para o Relatório Anual, que até então era uma publicação impressa e que a partir dessa edição deveria ser adaptada para meios digitais, já que passaria a ser distribuída somente online, o que nos possibilitou ganho em funcionalidade, interatividade e recursos de navegação.
Sobre o cliente
A Conservation Strategy Fund é uma organização líder no avanço de soluções de conservação para os desafios ambientais e usa a economia para beneficiar as pessoas e a natureza, por meio de análise, treinamento, comunicação de resultados e recomendações.
A Conservation Strategy Fund (CSF) foi fundada em 1998 com a convicção de que a economia pode desempenhar um papel crítico na transformação dos esforços de conservação em todo o mundo. Hoje, a CSF tem equipes na Bolívia, Brasil, Indonésia e Estados Unidos, está sediada em Washington, e nos últimos 20 anos, vem construindo estratégias que podem ser aplicadas em todo o mundo, com equipes que fornecem assessoria estratégica aos parceiros e partes interessadas por meio de análises econômicas, capacitação e assistência técnica.
Conceituação
A organização possui um brandbook bastante organizado que direciona todas as publicações e peças de comunicação entre as equipes. Após análise do briefing e manuais enviados pelo cliente, foi feito um estudo sobre as tipografias e cores já utilizadas e estabelecidas, sugestão de novas combinações, testes de legibilidade e ocupação de espaço na página, tendo em vista que os textos eram extensos e que a publicação não deveria ter muitas páginas.
Foram feitas comparações entra as fontes Gotham e Helvetica, que já eram utilizadas pela organização e que foram utilizadas para títulos e legendas, respectivamente, e a Open Sans que foi sugerida para os parágrafos de textos, devida a boa legibilidade em telas e boa compressão de caracteres.
Projeto Gráfico
Foi estabelecido um sistema de grid flexível e com diversas opções de arranjo de colunas para termos flexibilidade de diagramação, pois os textos que viriam, são redigidos por colaboradores diferentes, com estilos e formatos variados de redação.
Para os títulos, criamos um padrão estilístico que ressalta as ações da organização, que é o foco principal da publicação, por meio de um peso visual maior para os verbos e mais leves para os objetos das orações.