Bais
Seguros
Corporativos
IDENTIDADE VISUAL E REDESIGN DE MARCA
Contexto
Maturidade empresarial, questões judiciais e evolução constante.
A BAIS Seguros Corporativos me procurou, em um primeiro momento, para um redesign do site institucional por questões de atualização, ampliação de mercado e necessidade de um posicionamento digital.
Muitas empresas chegam em um momento em que precisam “ter alguma coisa online”, como é a necessidade de vários clientes. É importante que os gestores entendam seus momentos de maturidade empresarial para saberem se posicionar, tanto digitalmente quanto fisicamente.
As necessidades básicas foram atendidas, um novo site foi feito e nesse momento foi diagnosticado que seria interessante um projeto de branding que acompanhasse o novo posicionamento da empresa. Por questões estratégicas da empresa, esse projeto foi deixado para um futuro próximo, mas uma semente foi plantada ali.
Algumas empresas já nascem com essa preocupação em ter uma gestão de branding bem estruturada e concisa, porém a grande maioria não nasce assim ou demoram bastante tempo para entenderem seu real valor, algumas nunca compreendem ao logo de sua existência.
Após um ano do novo site, os gestores me procuraram novamente com uma necessidade urgente de fazer uma nova marca, pois haviam sido notificados judicialmente por questões de violação ao direito de marca ligadas à utilização de um símbolo registrado por outra empresa no INPI e que tinha proteção em seu segmento de atuação.
Sendo assim, tivemos que acelerar um processo, já diagnosticado previamente, e que uma improbidade jurídica o fez necessário. Não é o melhor cenário para um processo criativo, mas muitas vezes os gestores precisam de um empurrãozinho para não deixar mais para amanhã o que deveriam ter feito anteontem.
Sobre o cliente
A BAIS Seguros Corporativos é uma empresa que trabalha com riscos corporativos, que nada mais é que garantir a segurança para empresas protegerem diversas áreas da gestão empresarial, fazendo uma ponte entre as seguradoras e corretores de seguros.
Conceituação
O ponto de partida conceitual para criação do símbolo Bais Seguros Corporativos consiste na adição de serviços os quais a empresa é conhecida e que atrai seus parceiros, resultando em soluções diferenciadas para a segurança e o crescimento de seus clientes, fortalecendo sua excelência e especialidade de atuação.
O espectro Bais
No âmbito científico, um espectro é uma representação das amplitudes ou intensidades – o que geralmente traduz-se por energia.
Luz ou luz visível é a radiação eletromagnética dentro da parte do espectro eletromagnético que é percebida pelo olho humano.
Dentro do espectro eletromagnético de luz visível, escolhemos os tons mais quentes para representar:
luz = solução
SOMOS SOLUCIONADORES
luz do sol = calor = humano = proximidade
SOMOS FACILITADORES
velocidade da luz = agilidade
SOMOS EXPERIENTES
energia = dedicação
SOMOS ESPECIALISTAS
Energia focada nas coisas importantes, na precaução e antecipação de questões prioritárias e fundamentais para o funcionamento dos negócios, para garantir a segurança necessária para evolução de empresas e pessoas.
Sistema modular
A partir de um quadrado original (b), foi estabelecido uma proporção áurea que deu origem a uma nova seção (a) que são usadas como base do sistema modular.
O sistema modular tem como objetivo criar padrões estruturais e coerência na criação de assinaturas diversas, trazendo flexibilidade para as variações entre o elemento simbólico e o tipograma.
O módulo principal quadrado foi dividido em 10 x 10 submódulos iguais, que são usados na construção do símbolo e suas proporções. Cada módulo pode ser dividido em 2 submódulos quando há necessidade de proporções menores ou ajustes finos.
Símbolo
O símbolo é construído a partir de uma área quadrada (‘a’ x ‘a’), formada a partir das medidas de um retângulo áureo (‘a’ x ‘b’).
A espessura do traço é equivalente à 1/10 da medida “b”, nomeado como “x” por ser um módulo recorrentemente utilizado no sistema proporcional.
Tipograma
O tipograma é a representação visual da marca nominativa “Bais Seguros Corporativos” que juntamente com o símbolo formam as assinaturas. O módulo-padrão de espacejamento entre caracteres do tipograma é definido a partir da largura da haste vertical da letra “i” da palavra “Bais”, dividida em 12 partes iguais, onde seus submódulos são considerados um módulo de espacejamento.
Marca
tipograma + símbolo
A partir do sistema modular, usado na construção do símbolo, foram definidas as assinaturas de proporções horizontal e vertical, visando a versatilidade e aplicabilidade da marca com a melhor legibilidade de acordo com suas aplicações.
O tipograma pode ser posicionado abaixo do símbolo ou à lateral direita, sempre com as mesmas dimensões, mudando apenas seu posicionamento em relação ao símbolo, com distanciamento especificado pela medida de 5x, medida utilizada também como área de proteção da marca.
Aplicativos
Video para stories e reels para redes sociais
Conclusão
A jornada de construção de uma marca é longa e cheia de episódios. Como gestores, tanto de marcas quanto de empresas, temos que estar atentos e bem informados sobre o caminho.
A transdisciplinaridade profissional, tanto do designer quanto do cliente, e a sinergia entre eles é o que possivelmente resultará em um caminho com propósito e significado.
É bonito e gratificante caminhar ao lado de marcas que vão adquirindo maturidade, aprimorando processos, pensando num futuro próspero e atuando no presente para melhorias sociais e ambientais, além do impacto positivo que podem gerar e engajar suas comunidades.